O Chimarrão é um legado do índio Guarani. Sempre presente no dia-a-dia, o chimarrão constituiu-se na bebida típica do Rio Grande do Sul, ou seja, na tradição representativa do nosso pago.

Também conhecido como mate amargo, como bebida preferida pelo gaúcho, constitui-se no símbolo da hospitalidade e da amizade do gaúcho.

É o mate cevado sem açúcar, preparado em uma cuia e sorvido através de uma bomba. É a bebida proveniente da infusão da erva-mate, planta nativa das matas sul-americanas, inclusive no Rio Grande do Sul.

Agora vamos falar dos benefícios do chimarrão?

1. Esquenta

O frio gaúcho costuma ser bem rigoroso, mais da metade do ano é frio no estado. Um dos benefícios mais importante que tem o chimarrão, é o fato dele esquentar o nosso corpo enquanto tomamos.

2. Possui antioxidantes

A erva-mate tem compostos antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento celular.

3. É estimulante

Não é à toa que muitas vezes os gaúchos(as) substituem o café pelo chimarrão e já acordam preparando o mate. Pois a erva é um estimulante mental e muscular que também possui cafeína.

4. Muito nutritivo

A erva-mate contém proporção elevada de vitamina “E” que é importante nas funções sexuais, e também para a pele. Estudos comprovam que também contém vitaminas do complexo “B”, “C” e “D”, além dessas, também entram na sua composição: cálcio, magnésio, sódio, flúor, ferro, potássio, manganês, entre outros. Ou seja, quase um alimento completo em forma de bebida.

5. É diurético

O chimarrão é ótimo para quem tem problemas de retenção de líquidos. É só tu tomares demais e pronto, a vontade de urinar aparece.

6. Digestivo

Facilita a digestão, favorecendo a evacuação e ajuda no funcionamento dos rins. Ótimo para digerir aquele delicioso churrasco do final de semana!

7. Ótimo para o coração!

O mate tem ação ação vasodilatadora e hipolipemiante. Ou seja, ajuda na redução dos níveis de colesterol ruim, auxiliando na prevenção de doenças cardíacas e vasculares.

Importante salientar, que a alta temperatura da bebida, pode ocasionar tumor no esôfago, lesões na parte interna da boca e câncer na garganta, sendo a temperatura ideal entre 70 e 80°C. Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Algo que deve ser lembrado, não confunda tereré com chimarrão, tereré é gelado!